quarta-feira, 13 de maio de 2009

Picos de Crescimento

Como eu tinha prometido vou falar sobre os picos de crescimento:

"O que é?

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume.Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana,seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas.

A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.


Períodos comuns deste "picos de crescimento" ocorrem por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses (mais ou menos).

Mas estes picos de crescimento não param no primeiro ano. Podem ocorrer no decorrer do crescimento da criança, incluindo, por exemplo, a adolescência (momento em que notamos bem mais as mudanças físicas e emocionais que ocorrem).

É muito importante nos períodos de pico de crescimento respeitar que o bebê tem pedido para mamar mais e dar, ou seja, amamentar em livre demanda!
Só assim a produção de leite da mãe se ajustará perfeitamente às necessidades do bebê!

Picos de crescimento interferem no sono do bebê? Certamente!!!

O bebê vai pedir para mamar mais e isso às vezes ocorre noite e dia! E se a mãe não souber identificar esse período, pode achar que o leite não sustenta, está fraco ou algo assim, e pensar que uma solução para o caso é de oferecer complemento de leite artificial!

Não mamães, mantenham o aleitamento exclusivo enquanto puderem pois oferecimento precoce de mamadeiras pode acarretar desmame desnecessário em alguns casos."
(Retirado da comunidade GVA do orkut)

Resumindo, o bebê está crescendo e necessita de mais alimento, tem mais fome.A princípio seu leite está ficando pouco pra ele, por isso ele mama mais vezes, pq qnto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz.A natureza muito sábia vai perceber que precisa produzir mais leite e passados alguns dias tudo volta ao normal!
Já estou nos 4 meses de amamentação exclusiva, eu chego lá!!!
Por muitas vezes achei que a Helô chorava de fome, achei meus peitos murchos, mas os 7,5Kg dela não deixam enganar, eu tenho leite suficiente pra minha filha!

Bjos mamães

3 comentários:

naninha disse...

Oieee!

Que coisa, ne? esses picos poderiam nos confundir mesmo... e haja leite!

Muito legal sua visita no meu cantinho... valeu mesmo...
fique a vontadeeee

bjao, Ci!!!!

naninha

Paulinha disse...

nossa! amei esse texto! isso aconteceu com a gente recentemente! eu quase caí na tentação de dar o NAN, mas me segurei!!! Agora passou, não tenho mais a sensação de que não tenho leite!! Agoran lendo isso, tenho mais certeza ainda de que não vou dar o Nan!!! Valeu Cinthia! bjs!

Tuza disse...

Muito bom esses posts que ensinam...

Bjossssssssssss