terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Icterícia

Pois é, a Heloísa começou a ficar amarelinha uns 3 dias depois de nascer, o famoso "amarelão".
Até aí normal né, muitos bebês desenvolvem a icterícia e essa passa sozinha depois de uma semana.Acontece que a dela não passou e com 8 dias levamos a pediatra.Ela disse que era normal, que ia passar sozinha e mandou dar banhos de sol diários.Com 20 dias ela ainda continuava amarelinha e voltamos a médica.Ela pediu exames de sangue pra descartar doenças mais sérias, pq a icterícia pra quem não sabe se não tratada pode causar lesões cerebrais graves.
Pelo resultado dos exames ela constatou que o problema era icterícia agravada pelo leite materno.Isso mesmo!!!Nem eu imaginava, mas em algunas casos o leite materno é que pode causar essa situação.Pesquisando na internet vi que isso é possível sim.Enfim, a pediatra achou por bem retirar o leite materno por 2 dias e repetir o exame para ver se as taxas de bilirrubina diminuíam.
Fiquei super triste, não queria jamais dar leite artificial pra minha filha, tenho tanto leite e isso não estava nos meus planos.Lá fomos nós comprar uma lata de NAN, que tristeza...
Ela mamou tudinho,não estranhou a mamadeira nem o leite.Enquanto isso eu esgotava meu leite pra continuar estimulando a descida dele, e pq meus seios continuavam enchendo muito e eu não aguentava de dor!!!Que dor no coração ver meu peito pingando e ela mamando na mamadeira.
Logo o intestino dela que estava todo reguladinho trancou e a pobrezinha teve dores de barriga.
Passou um dia inteirinho sem fazer cocô, isso um bebê que fazia depois de cada mamada!!!
Enfim, passados os dois dias repetimos o exame e pra nossa alegria as taxas tinham diminuído, e assim voltamos para o peito!!!
Agora é só esperar o amarelinho do rosto sair, pq o corpo já está com a cor normal novamente!!!
O importante é que ela está bem, cada dia mais linda.Agora fica mais tempo acordada durante o dia e tem vezes que parece querer conversar!!!A gente fala com ela e ela mexe a boquinha como se quisesse responder!!!Linda demais!!!

4 comentários:

Fabiana disse...

oi!!é a primeira vez q comento em seu blog mas te acompanho faz tem po e agora eu tennho meu blog tbm já estou no finalzinho da gravidez.
Q bom saber notícias de vcs e saber q graças á Deus sua princezinha já está boa, q Deus continue abençoando vcs!!! e parabéns pelos filhos lindossssss.

Anônimo disse...

Oi querida. Que chato isso que vc esta passando. Alicia tmb teve AMARELÃO se manifestou no hospital apos o parto. Demorou quase 20 dias para ela ficar de vez curada. No caso dela foi do PARTO. O leite materno no caso da Alicia ajudou na recuperação, mas realmente pode acontecer do leite da mãe aumentar o AMARELÃO. Vai passar querida e a Heloisa vai se curar. küss

Juliana Melos disse...

oiee querida...
estava lendo o seu blog e vi que c tbm eh de curitiba?
eu moro em curitiba tbm....
sua filha e seu filho são lindos demais...
depois se quizer passe no nosso cantinho
Beijos
Juh e Lipe
=)

Juliana disse...

que bom que ela melhorou!!! dá dó mesmo dar NAN com o peito cheio, mas se isso serviu para melhorar a ictericia valeu cada segundo!!!!

bom saber que ela está bem!

bjinhos